Inovação para o mercado farmacêutico
O mercado farmacêutico aumentou consideravelmente no Brasil e um dos motivos foi a pandemia do Covid-19. Porém, outro fator – antes do vírus surgir – já era motivo de crescimento das farmácias pelo país, o envelhecimento da população ou o aumento da expectativa de vida. Segundo dados do IBGE, em 2018 o Brasil tinha cerca de 30 milhões de idosos (60+). Até 2060 a previsão é de que eles sejam ¼ da população. Assim, o mercado farmacêutico só tende a crescer, pois a população idosa tende a desenvolver doenças e a consumir mais medicamentos e também suplementos para manter a saúde em dia.
De olho neste mercado, a Farmacro, criada em 2014 – que atua como gestora de marcas e serviços para farmácias licenciadas em todo o país criou o app Comparte Farma – que conecta farmácias locais e redes inteiras em todo o país (conta com mais de 350 unidades), que utilizam os benefícios do ‘Modelo Comparte’ para atender ao mercado farma nacional. “Oferecemos flexibilidade que as farmácias e drogarias não encontram nos modelos tradicionais de franquias e associações”, garante o CEO do grupo, Aníbal Neri.
O dilema das farmácias é que em atuais modelos de franquia é preciso um grande investimento, tanto em produtos, quanto em locação ou construção e localização. A Farmacro consegue promover a negociação junto à indústria e aos fornecedores do setor farmacêutico.
Tudo foi criado para as farmácias crescerem e terem competitividade e elas tem total liberdade de gestão de sua loja. “É possível aderir a uma das nossas bandeiras ou continuar utilizando a existente, sem burocracia e taxas e a facilidade de poder escolher o que quiser, como o produto ou serviço que a Farmacro oferece”, pontua Neri.
“Possibilitamos vantagens comerciais para os lojistas, e ainda outros benefícios como cashback sobre as compras, serviço de apoio à gestão, consultoria on-line, assessoria jurídica, assessoria regulatória, de marketing e farmacêutica e PBM’s (Programas de Benefícios em Medicamentos), tudo pelo app exclusivo”, explica Neri.
De acordo com o empresário o nosso modelo é disruptivo e inovador. “Encurtamos o caminho entre a loja e o fornecedor e apresentamos ao mercado algo novo, prova disso é o crescimento da rede e a abrangência na maioria das cidades do Brasil, além das marcas conceituadas que disponibilizamos para as farmácias, como: EMS, Medley, Neoquimica, Achê, Biossintética, Teuto, Prati-Donaduzzi, Eurofarma, Cimed, Sanofi, Pfizer, Astrazeneca e Bayer e ainda contamos com produtos exclusivos”, destaca.