A Curva ABC de clientes é um indicador fundamental para avaliar o perfil dos consumidores da sua farmácia. Descubra tudo sobre ela!
A Curva ABC da farmácia trata-se de um método de categorização que ajuda a identificar quais são os produtos mais vendidos dentro da loja.
Da mesma forma, embora muita gente não saiba, também é possível categorizar os consumidores de uma drogaria. Eles ficam divididos da seguinte forma:
Clientes de Curva A: Representam os principais clientes da sua farmácia e aproximadamente 80% do faturamento da loja.
Geralmente são aqueles que compram grandes volumes de produtos, com uma frequência maior ou os itens mais caros;
Clientes de Curva B: Embora não sejam tão ativos quanto os da classe A, os clientes de Curva B representam 15% do seu faturamento.
Costumam ser do tipo que fazem pedidos frequentes, porém com um valor menor.
Clientes de Curva C: São os clientes que representam o menor faturamento da drogaria, sendo de apenas 5%.
Neste caso, além de comprarem em quantidades menores, também compram os produtos mais baratos.
Montar a curva ABC de Clientes da sua farmácia é muito simples e não tem segredo. Primeiramente, é preciso somar todo o valor de pedidos feitos por cada cliente dentro de um determinado período.
Em seguida, analise o percentual de participação dos consumidores listados. Para descobrir essa porcentagem, faça a seguinte fórmula: Valor de pedidos do cliente dividido pelo valor total vendido nesse período
A lista deve ser ranqueada de acordo com os valores dos pedidos, onde ficam os clientes que fizeram os maiores ficam no topo.