Saiba Como Abrir Uma Farmácia De Perfil Popular Pode Ser Vantajoso!

Saiba como abrir uma farmácia de perfil popular pode ser vantajoso!

Para você que está se perguntando como abrir uma farmácia de perfil popular e quais são as vantagens disso, saiba que o setor farmacêutico tem mostrado cada vez mais resultados positivos.

Entre janeiro e outubro de 2020, o faturamento das farmácias foi 13,6% maior comparado ao ano anterior. Além disso, o Brasil é o principal mercado farmacêutico da América Latina, sendo responsável por 2% da economia mundial. Já quando falamos sobre as farmácias de perfil popular, notamos um crescimento de 48,34% no faturamento do ano de 2019.

Confira neste artigo como abrir uma farmácia de perfil popular, quais suas vantagens e como a Farmacro te ajuda nesse processo.

Quais as vantagens de abrir uma farmácia de perfil popular?

Confira quais são as principais vantagens de investir em uma farmácia de perfil popular:

  • elas têm como prioridade os medicamentos genéricos e trabalham com preços menores, oferecendo mais economia para o consumidor;
  • o horário de funcionamento também é reduzido. Isso reflete na economia dos custos e de operação da loja;
  • esse modelo tem se expandido e ganhado cada vez mais espaço no mercado devido aos preços competitivos.

Como abrir uma farmácia de perfil popular?

Para abrir uma farmácia de perfil popular é essencial seguir alguns passos para garantir que tudo saia conforme o planejado. Veja quais são eles:

Faça um bom planejamento

Antes de iniciar qualquer negócio é indispensável planejar tudo com muita atenção. É nessa fase inicial que você irá traçar seus objetivos e entender qual caminho seguir para alcançá-los. 

Portanto, para saber como abrir uma farmácia, tenha em mente alguns pontos que você precisa entender bem:

  • serviços que serão prestados;
  • mercadorias que serão oferecidas;
  • principais concorrentes;
  • características do público que pretende atingir;
  • localização ideal.

Estudar essas informações te ajudará a criar insights sobre as melhores formas de trabalhar para atrair seus clientes.

Invista em uma boa estrutura

Invista na qualidade do ambiente externo e interno da sua farmácia.

  • a fachada deve ser de qualidade para atrair a atenção das pessoas;
  • a parte interna precisa estar bem iluminada, com temperatura agradável, organizada por setores e bem sinalizada com preços dos produtos para oferecer uma boa experiência de compra;
  • tenha itens fundamentais, como computadores, cestas de medicamentos, balcões e prateleiras de qualidade.

Tenha uma boa equipe de funcionários

Saiba como abrir uma farmácia de perfil popular pode ser vantajoso!

Com a etapa de planejamento você saberá quantos colaboradores precisa contratar para que os serviços sejam bem realizados. Você pode optar pela contratação de especialistas com experiências anteriores ou treinar a equipe do zero. 

Para escolher a melhor opção, analise qual é mais vantajosa de acordo com suas finanças e tempo disponível. 

Lembre-se de que colaboradores experientes exigem gastos mais altos da folha de pagamento, já as pessoas sem experiência necessitam de investimento de tempo em treinamentos.

Garanta todos os documentos necessários

Uma das etapas de como abrir uma farmácia é a organização da documentação. Ela é importante para evitar problemas futuros com órgãos de fiscalização. 

Portanto, tenha uma lista dos documentos necessários para abrir uma farmácia para que não se esqueça de nenhum deles. Alguns exemplos são: IPTU do imóvel e laudo de vistoria do corpo de bombeiros. 

Tenha uma boa técnica de precificação

O cliente de farmácia é sensível a preços, e isso faz com que esse modelo de atuação focado em custos para o consumidor cresça cada vez mais no mercado farmacêutico.

Portanto, é importante priorizar a boa gestão dos custos do seu negócio, acompanhando os resultados e garantindo uma técnica de precificação funcional.

Faça parte do time Farmacro

Uma empresa especializada no setor já conhece inúmeras soluções para os problemas que possam surgir no seu negócio, além de te dar todo o apoio necessário. 

A Farmacro conta com uma equipe que oferece suporte às lojas que fazem parte do time e busca a todo momento novas oportunidades para você. Seu empreendimento terá suporte nas seguintes áreas:

  • marketing;
  • jurídica;
  • regulatória;
  • PBM`s (Programas de Benefício em Medicamentos);
  • gestão; 
  • comercial.

Agora que você já sabe quais são os passos essenciais e as vantagens de como abrir uma farmácia de perfil popular, venha fazer parte do time Farmacro e tenha todo o apoio necessário para abrir seu negócio!

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais!