Como gerir seu departamento comercial?

O departamento comercial pode ser considerado o coração de uma empresa, visto que nele estão concentradas as ações que fazem todos os outros órgãos funcionarem plenamente. Uma área comercial que não realiza efetivamente as suas funções prejudica todo o desempenho da empresa, independente de seu tamanho e setor de atuação.

É comum reduzir erroneamente o departamento comercial a vendas. Porém, ainda que existam pontos em comum, o departamento comercial é diferente do departamento de vendas, logo, possui outras atribuições.
O que faz o departamento de vendas?
O departamento de vendas é responsável direto pelos ganhos de uma empresa. Isso significa que o seu desempenho está ligado às metas de vendas e, consequentemente, ao desempenho de todos os outros departamentos. Um gestor de vendas precisa administrar da melhor maneira possível um time que se preocupe com os produtos e serviços oferecidos, visando sempre que os objetivos da companhia sejam alcançados.
Os responsáveis pelo departamento de vendas precisam ter domínio das ações e iniciativas de marketing e administração que a empresa pode adotar para vender mais. Os times de vendas precisam ser bem estruturados, estar alinhados e sempre afiados no discurso utilizado para convencer os clientes.
O que faz o departamento comercial?
Se comparado ao departamento de vendas, o departamento comercial apresenta um caráter mais estratégico da empresa. Suas iniciativas precisam estar alinhadas ao mercado e aos objetivos e metas que se pretende alcançar. Planejamento tático, estabelecimento de preços, otimização de rotinas e desenvolvimento de estruturas podem ser encargos de gestores comerciais.

A gestão comercial trata de entregar todos os recursos necessários para que o departamento de vendas tenha condições de trabalhar. Ou seja, pode-se atribuir a gestão comercial à ideia de uma administração otimizada dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros de uma organização, com o intuito final de entregar a todos os envolvidos – acionistas, colaboradores e clientes – os melhores resultados.

O departamento comercial tem como missões:
• Garantir que a empresa e seu produto/serviço estejam competitivos no mercado;
• Aumentar a produtividade na empresa;
• Entregar aos clientes o melhor produto ou serviço possível;
• Mirar o crescimento constante da companhia.

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