O Que é Uma Rede de Farmácias?

Uma rede de farmácias é uma associação em que é implementado um mesmo modelo de negócio para mais de uma unidade. Por conta da praticidade e de outros benefícios, esse mercado está sempre em constante crescimento. 

Segundo dados da IQVA – empresa focada em encontrar as melhores soluções tecnológicas e serviços de investigação clínica –, o faturamento registrado das redes no ano de 2019, analisando um período de 12 meses, foi 11,89% maior do que no mesmo período de 2018.

Então, deu para notar que é um mercado promissor. Por isso, para você que está procurando saber mais sobre o assunto e quer entrar nesse ramo para fazer parte dos porcentuais de crescimento, continue lendo este artigo e entenda melhor.

Nele, você verá:

  • o que é uma rede de farmácias;
  • como funciona uma associação de farmácias;
  • como escolher uma rede de farmácias para fazer parte.

Primeiramente, o que é uma rede de farmácias?

Resumidamente, uma rede de farmácias entende-se como um conjunto de lojas que usam uma mesma marca ou bandeira. Além disso, as farmácias seguem um mesmo modelo de gestão e negócio, tendo acesso às melhores negociações com a indústria farmacêutica e distribuidoras por meio de parcerias e convênios.

Uma das grandes vantagens que alguém desfruta quando decide participar de uma rede dessas é o acesso a várias ferramentas de otimização – como sistemas informatizados e programas de controle de inventário – e gestão dos negócios, ampliando a visibilidade e capacidade de se destacar no mercado.

Porém, essa modalidade não é a única no mercado hoje em dia. Hoje, as redes de licenciados têm ganhado espaço no ramo farmacêutico com o grande diferencial de ser mais flexível e sem conflito de interesses com lojas centrais, compartilhando tecnologia dentro de um ambiente transparente.

Como funciona uma rede de licenciados?

Uma associação ou franquia de farmácias precisa sempre estar de acordo com as diretrizes do modelo implementado de gestão de negócios e dar suporte aos funcionários com o uso das ferramentas. 

Por isso, é necessário implementar o mesmo modelo por meio de treinamentos dos funcionários de cada unidade, além de ter tudo bem alinhado com os líderes e gestores de cada área.

Com esses sistemas informatizados e programas de organização e gestão, garantir uma melhoria contínua na franquia se torna a prioridade.

Além disso, para garantir que a farmácia seja identificada imediatamente, é necessário que o funcionamento seja todo padronizado de acordo com a identidade de cada uma das matrizes, assim como a sua comunicação. 

Alguns dos pontos que merecem atenção especial são:

  • fachada;
  • gestão de categorias;
  • design interno e layout.

Já nas redes de licenciados, essa padronização é completamente diferente dando a oportunidade e flexibilidade necessária para o lojista se sentir livre para seguir a padronização total ou não. 

O sistema é regado por leveza, liberdade para que diferentes franquias ou associações tenham a autonomia de gerir suas próprias lojas e facilidade para aderir determinadas bandeiras ou apenas aos produtos exclusivos.

Como escolher uma rede de licenciados para fazer parte?

Existem alguns critérios principais que você precisa avaliar com calma antes de decidir associar-se a alguma rede. Confira:

  • acompanhamento contínuo – é preciso analisar se você como lojista terá um acompanhamento próximo e contínuo com uma consultoria voltada para capacitar funcionários;
  • bom desempenho financeiro – para avaliar se terá um bom desempenho financeiro, pense na gestão inicial e no investimento que você terá que fazer. Dito isto, avalie o ponto em que a sua farmácia será instalada e se esse ponto terá o retorno que você espera.

Agora que você já sabe o que é uma rede de farmácias e obteve mais informações sobre esse assunto, confira outras matérias aqui no Blog Farmacro!

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