Farmácias – Descubra Como Fazer a Gestão Financeira Em Empresas Familiares

A gestão financeira em empresas familiares é algo essencial para garantir sucesso de vendas e evitar a falência do negócio. No mercado farmacêutico, isso também se aplica quando falamos de um setor que quase nunca para.

Para ajudar você, farmacêutico de uma empresa familiar, nós reunimos algumas dicas que vão ajudar a manter os bons negócios. Confira!

Como deve ser a gestão financeira em empresas familiares?

A gestão financeira em empresas familiares, tais quais redes de farmácias, pode ser feita em alguns passos básicos. Confira abaixo:

Realize o controle de fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é essencial para pequenas e grandes empresas, sejam elas familiares ou não. Isso porque a gestão financeira eficaz não existe, se não houver um balanceamento e controle do próprio caixa.

É importante registrar entradas e saídas, assim como fazer projeções de receitas e despesas em determinados períodos, considerando sempre ao menos três meses. 

Para farmácias familiares, é importante criar estimativas do saldo do caixa para o futuro para assim tomar decisões assertivas no presente quanto aos investimentos que serão feitos.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia deve ser usada como uma aliada se o assunto é fazer a gestão financeira em empresas familiares. Procure por plataformas de gestão que concentrem as informações em um único local e automatizam tarefas repetitivas, como o preenchimento de dados, criação de relatório ou controle de estoque.

Acompanhe o desempenha financeiro todos os meses

A dica mais importante é sempre fazer o acompanhamento financeiro todos os meses para saber se as estratégias adotadas estão com os impactos esperados no início do planejamento.

Como não perder a gestão financeira em empresas familiares?

Uma forma de não perder a gestão financeira de uma farmácia familiar tendo que aderir às regras que as empresas associadas impõem, é deixar de lado as associações convencionais e fazer parte do modelo Comparte da Farmacro!

Com o modelo Comparte, a sua farmácia se torna uma licenciada Farmacro e toda a parceria é pautada em três pilares. São eles:

  • leveza: você pode aderir às bandeiras Farmarcro ou continuar usando a sua atual. Tudo sem travas, burocracias ou custos com mensalidades e taxas. A escolha é sua;
  • liberdade: no modelo Comparte, compartilhar é um dos principais pontos levados em consideração. Um modelo próprio de licenciamento onde, diferente das franquias ou associações, você tem muito mais liberdade e flexibilidade para gerir a sua loja;
  • facilidades: na Farmacro você escolhe o que quer. A escolha é manter a sua bandeira atual? Sem problemas. As facilidades vão além de bandeiras ou apenas serviços exclusivos! 

Ficou interessado e quer saber mais sobre a Farmacro e suas bandeiras? Confira quem somos e qual a nossa história, e venha já para o modelo disruptivo que tem revolucionado o Brasil!

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais!